segunda-feira, 4 de abril de 2011

Arte Postal


Nos anos 60, muitas correspondências eram trocadas por artistas plásticos, nas quais compartilhavam criações entre si através do serviço de correios. A impressão artística era estampada no envelope através de colagem, fotografia e selo.


Mundialmente é conhecida como “mail art”, ou Arte Postal, nesta época, Ray Johnson criou a Escola de Arte por Correspondência, em Nova York, nos Estados Unidos. Ray Johnson costumava escrever uma carta no frente e verso do envelope, quebrando a privacidade de seu conteúdo.

Muitos artistas, além de usarem envelopes vazios, também colocavam obras de artes dentro dos envelopes customizados, dentre as obras enviavam colagens, pinturas, gravuras, fotografias, montagens, vídeos, carimbos, textos, entre outras expressões.

Portanto a arte postal não está atrelada somente a uma linguagem ou técnica artística. A arte postal é aquela que utiliza o correio como suporte e veículo para disseminação de um conteúdo artístico, surgida como alternativa aos meios tradicionais de exposição da arte.

No Brasil, a Arte Postal amadureceu na época da ditadura, podemos citar como nossos artitas expoentes o pernambucano Paulo Bruscky, que organizou em 1975, em Recife, a I Exposição Internacional de Arte Postal, censurada pelo regime militar.

Nos fins dos anos 80, esta arte perdeu força. Nos anos 90, com o advento da internet comercial, a Arte Postal passou a ser utilizada sob uma nova visão de participação através do e-mail e dos sistemas de compartilhamento de opiniões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário